Blog Ciclos Consultoria

0 Flares 0 Flares ×

negocios_verdes_520

A consciência coletiva – inclusive das autoridades – sobre a importância da preservação dos recursos naturais, sua otimização e cuidados com flora e fauna do planeta abriu uma série oportunidades que perpassam as tradicionais rotinas dos biólogos. Além das possibilidades de carreira nas áreas pública e acadêmica, a consultoria ambiental se configura como um dos grandes nichos do momento. De acordo com informação extraída do relatório Empregos Verdes, do Worldwatch Institute, o Brasil já possui 2,6 milhões de empregos na área e o número se multiplicará nos próximos anos.

Gestão Ambiental

Entre as principais atividades deste profissional, que fundamenta e respalda intervenções de todos os tipos, estão a emissão de laudos, o licenciamento de empreendimentos, a gestão e o gerenciamento ambiental. “A área está em franca expansão no Rio Grande do Sul. Segmentos como construção civil, construção de bio-estradas, exploração e recuperação de áreas contam com pareces de biólogos ou mesmo contam com eles em suas equipes”, afirmou o coordenador do bacharelado na Unisinos, Hector Noblega.

O apoio a um docente ainda da graduação despertou em Alessandra Iob, egressa do curso, a vontade de direcionar a carreira. “Comecei devagar, como pessoa física. Dez anos se passaram e hoje eu e uma colega somos gestoras da bioimagens. Trabalhamos, entre outras frentes, com parques eólicos, energia elétrica, construção civil e produtores rurais.”

Sobre a rotina, a bióloga conta que essa é palavra que não existe. “O dia a dia é bem dinâmico. Passamos boa parte do tempo em campo e as viagens podem durar de um a 10 dias. Na volta, organizamos e entregamos relatórios para os órgãos ambientais, que autorizam as obras. O trabalho com parques eólicos, especificamente, tem boa procura e é relativamente longo, podendo durar até um ano. Atualmente estamos com bases em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar”, disse. Ela ressaltou ainda a necessidade de credenciamento junto ao Conselho Regional de Biologia e atenção às mudanças na legislação, tanto para entender as diretrizes quanto para buscar novas possibilidades de atuação.

Jackson Muller, docente na Unisinos e consultor, aconselha, além de aperfeiçoamento direcionado, parceria com profissionais de outras áreas. “Em geral este tipo de trabalho é desenvolvido com geólogos, arquitetos, agrônomos e engenheiros químicos. É uma boa forma de qualificar as entregas e ter preço competitivo. Também é fundamental saber divulgar o trabalho, seja através de site, seja por recomendação de outros clientes.”

Comentários ( 0 )

    Deixar um comentário

    Seu endereço de e-mail não foi publicado. Os campos marcados são obrigatórios. *

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×